Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : DISTRIBUICAO TEMPORAL [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7301
Autor:Alves, Márcia Maria Mororó
Título:Distribuição espaço-temporal da Aids no estado de Rondônia, 1994 - 2008^ipt Spatial-temporal distribution of AIDS in the state of Rondonia, 1994 - 2008-
Fonte:Manguinhos; s.n; 2010. 78 p. ^btab, ^bmapas, ^bgraf.
Tese:Apresentada a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por ser uma doença transmissível, emergente, de grande magnitude, potencial de disseminação e transcendência. No Brasil, a infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) sofreu transformações importantes em seu perfil epidemiológico, caracterizadas pelos processos de feminização, pauperização e interiorização dos casos. O presente trabalho buscou avaliar a distribuição espaço-temporal da Aids em adultos no estado de Rondônia. Foi desenvolvido em três etapas: descrição da tendência temporal da Aids; descrição de sua disseminação geográfica e caracterização sócio-demográfica da epidemia da Aids nos municípios de Rondônia. Trata-se de um estudo do tipo ecológico que utilizou dados secundários. Descreve a tendência temporal dos casos de Aids segundo sexo, categoria de exposição e escolaridade - como variável identificadora do nível sócio-econômico dos casos. Foram incluídos neste estudo todos os casos de Aids com 13 anos e mais de idade com ano de diagnostico entre 1994 a 2008. As taxas de incidência para ambos os sexos indicaram tendência de crescimento da epidemia. O principal tipo de exposição ao HIV foi via sexual, predominando entre heterossexuais e com tendência de crescimento na proporção destes casos. O nível de escolaridade para ambos os sexos foi baixo, sendo os maiores valores percentuais encontrados no intervalo de zero a sete anos de estudos...(AU)^iptAcquired Immunodeficiency Syndrome(Aids), being a transmissible and emerging disease, of great magnitude, potential for dissemination and transcendence, is considered an important public health problem in Brazil and worldwide. Infection with Human Immunodeficiency Virus (HIV) in Brazil has experienced considerable change in its epidemiological profile, characterized by the process of feminization, pauperization and ruralization of the cases. This study evaluated the spatial and temporal distribution of Aids in adults in the state of Rondônia. It was developed in three steps: description of the secular trend of Aids, description of its geographical spread and socio-demographic characterization of the Aids epidemic in the municipalities of Rondônia. This is an ecological study that used secondary data and describes the secular trend of Aids cases by sex, type of exposure and education level as a proxy for socioeconomic status of cases. The study included all Aids cases aged 13 and older with period of diagnosis from 1994 to 2008. Incidence rates for both sexes indicated an increasing trend of the epidemic. The main type of HIV exposure was sexual, predominantly heterosexual, with increasing trend in the proportion of these cases. The level of education for both sexes was low, with the highest percentages found in the range of 0 to 7 years of studies...(AU)^ien.
Descritores:Vigilância Epidemiológica
Sistemas de Informação
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/epidemiol
Infecções por HIV/epidemiol
Distribuição Temporal
Brasil
 Incidência
 Fatores Socioeconômicos
Limites:Humanos
Meio Eletrônico:http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/ge...
Localização:BR1310.1; Formato Eletrônico


  2 / 2 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:2507
Autor:SANTOS; CLAUDETE; CLAUDETE GOMES DOS SANTOS
Título:AIDS EM REVISTA(S): PRODUCAO CIENTIFICA NO BRASIL, 1982-2002 ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 2004. 134 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM INFECCOES E SAUDE PUBLICA DA COORDENACAO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE DE SAO PAULO para obtenção do grau de MESTRE.
Resumo:ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA ANALISE DA PRODUCAO CIENTIFICA BRASILEIRA NO CAMPO DA AIDS, NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 1982 E 2002. ESSA PRODUCAO FOI ABORDADA ATRAVES DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTIFICAS BRASILEIRAS INDEXADAS NA BASE DE DADOS LILACS, BUSCANDO CONHECER TANTO A NATUREZA DAS PESQUISAS QUE SERVIRAM DE BASE PARA OS ARTIGOS, OS CONTEUDOS TEMATICOS, AS POPULACOES ENFOCADAS, COMO AS CARACTERISTICAS DOS AUTORES: VINCULO INSTITUCIONAL, TITULACAO ENTRE OUTRAS. O UNIVERSO DO ESTUDO FOI CONSTITUIDO POR 185 ARTIGOS, PUBLICADOS EM 53 PERIODICOS. OS RESULTADOS REVELAM QUE QUASE METADE DOS AUTORES ERAM VINCULADOS A UNIVERSIDADES PUBLICAS, E 36,8 POR CENTO ERAM PROCEDENTES DE INSTITUICOES SEDIADAS NO ESTADO DE SAO PAULO. ADISTRIBUICAO ENTRE AUTORES MASCULINOS E FEMININOS FOI QUASE HOMOGENEA, OS PRIMEIROS FICANDO APENAS 0,7 POR CENTO A FRENTE DAS MULHERES. OS CADERNOS DE SAUDE PUBLICA REGISTRARAM O MAIOR NUMERO DE ARTIGOS, SECUNDADOS PELA REVISTA DE SAUDE PUBLICA. OS ARTIGOS DA AREA SOCIO-COMPORTAMENTAL FORAM OS EM MAIOR NUMERO. A CATEGORIA TEMATICA ASSITENCIA FOI A MAIS PRESENTE NOS ARTIGOS, ENFOCANDO BASICAMENTE DIAGNOSTICO E TRATAMENTO, E , ENTRE OS TEMAS PREDOMINANTES, DESTAQUE PARA INFORMACAO E CONHECIMENTO. OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS NAO PODEM, SOB O RISCO DE SE INCORRER EM ERRO, SER APONTADOS COMO REPRESENTATIVOS DO TOTAL DE ARTIGOS CONSTANTES NA BASE DE DADOS LILACS NO PERIODO EM QUESTAO, MAS PERMITEM QUE SE RECONHECA AS ATUAIS TENDENCIAS POSITIVAS NO CAMPO DAS PESQUISAS EM HIV/AIDS NO BRASIL, A DESPEITO DE AINDA SUBSISTIREM QUESTOES RELEVANTES A SEREM CONSIDERADAS, COMO POR EXEMPLO A CONCENTRACAO REGIONAL DAS PESQUISAS, NO SEU CONJUNTO..
Descritores:LILACS
REVISTAS NACIONAIS
ORIGEM INSTITUCIONAL
AREAS DE CONHECIMENTO
DISTRIBUICAO TEMPORAL
CONSIDERACOES ETICAS
METODOS
MATERIAL
OBJETIVOS
POPULACOES
TEMAS
RESOLUCAO CNS 196/96
PESQUISA
ARTIGOS
AUTORES
REVISTAS CIENTIFICAS
HISTORIA
EPIDEMIOLOGIA
CONTROLE
PREVENCAO
AIDS
HIV
TESE
Meio Eletrônico:http://www3.crt.saude.sp.gov.br/arquivos/arquivos_...
Localização:BR1310.1; T0258



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information